São muitas as ameaças à espreita na internet e uma das mais perigosas - e comuns - é o phishing. Trata-se de um golpe relativamente fácil de ser aplicado e pode atingir diversos usuários ao mesmo tempo. Basta uma pessoa clicar em um link malicioso para ter dados pessoais roubados, como senhas de banco e, dependendo do tipo, até espalhar vírus à lista de contatos do celular ou redes sociais.
Justamente para prevenir e, em última instância, evitar esses ataques, é importante fazer uso de um antivírus. O iG Cyber Help 360 oferece proteção em tempo real contra todo tipo de malware, incluindo os diferentes tipos de phishing - que serão apresentados mais abaixo.
Além da proteção de dados e da possibilidade de incluir outros aparelhos no plano, como tablets e smartphones. O programa, desenvolvido pela McAfee, ainda avisa sobre sites perigosos e evita downloads de risco - além de evitar os ataques de phishing.
Tipos comuns de phishing
Falsos e-mails
Esse é o tipo phishing mais comum e os outros casos do golpe acabam sendo uma variante dele. Os hackers enviam e-mails que parecem ser de empresas reais, como bancos. Se o destinatário não percebe que se trata de um golpe, ele pode acabar clicando em um um link que leva a um endereço fraudulento. A partir desse momento, tudo que é digitado passa a ser coletado pelos criminosos cibernéticos.
Ataque aos arquivos do Google Docs
Um falso e-mail que parece ser da equipe do Google pede para que o usuário clique em um link falso.
Bitcoins
Os hackers têm utilizado truques como sites disfarçados de serviços de câmbio ou e-mails com oportunidade de compra que são tentadoras, mas totalmente falsas.
Clique aqui e conheça o iG Cyber Help e escolha o plano mais adequado para o seu perfil.