Raiva
Reprodução/Amazon

Livro mostra como Trump agiu deliberadamente para sabotar esforços contra a Covid-19

Nesta quarta-feira (20), Donald J. Trump deixa de ser presidente dos Estados Unidos da América. Como testemunhamos há alguns dias, com a invasão do capitólio por bárbaros modernos, seu legado está longe do fim, e mesmo de ser corretamente dimensionado. Os mais de 70 milhões de votos que recebeu nas eleições em novembro expõem que o trumpismo vive para além da Casa Branca de Biden. 

O iG Mais selecionou três livros que, conjuntamente, representam um esforço de compreensão e exposição das causas e efeitos do trumpismo e denotam que a era iniciada pela ascensão de Trump à presidência está longe do fim. 

O primeiro dele é um petardo sobre a pós-verdade, expressão cunhada a partir da maneira relativa com que Trump manipulava fatos. Vivemos em uma época em que qualquer ideia objetiva da verdade é ridicularizada, sobretudo no cenário sociopolítico norte-americano. Teorias da conspiração e ideologias que já haviam sido totalmente desacreditadas voltaram a ter voz na cultura, questionando o que já foi estabelecido pela ciência.

Você viu?

É este o mote de "A Morte da Verdade: Notas Sobre a Mentira na Era Trump" , de Michiko Kakutani. O livro faz uma ponte valiosa com "Raiva" , mais recente obra do prestigiado jornalista Bob Woodward, lançada há uma semana. 

O leitor conhecerá o momento exato em que Trump foi avisado da ameaça representada pela Covid-19. Ao longo de sete meses, Woodward gravou dezessete entrevistas com o então presidente ― num raro e detalhado vislumbre de sua mente. O jornalista mostra como membros do gabinete tentavam manter o país a salvo enquanto Trump desmantelava qualquer tentativa de decisão colegiada nos assuntos de segurança nacional.

A terceira sugestão é "Revelando Trump: A história de ambição, ego e poder do empresário que virou presidente" , de Michael Kranish. A obra traça um perfil arguto do homem que foi na presidência tudo aquilo que se poderia esperar que fosse.

    Leia tudo sobre: Donald Trump

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!