Estudo da inDrive, plataforma global de intermediação de serviços e de mobilidade, aponta crescimento no uso de apps de entrega no país e revela hábitos de consumo dos usuários brasileiros
SÃO PAULO , 6 de dezembro de 2024 /PRNewswire/ --A inDrive, plataforma global de intermediação de serviços e de mobilidade, acaba de divulgar um estudo que identifica o uso crescente do delivery por pequenos e médios empreendedores brasileiros, como lojas e mercados, que veem nos aplicativos uma solução rápida e prática para expandir o alcance de suas vendas e atender aos seus clientes com maior conveniência. De acordo com o levantamento, o mercado de entregas por aplicativo segue em crescimento acelerado no Brasil, com destaque para um aumento de 30% no B2B ( Business to Business ) em 2024.
Somente em novembro, a inDrive registrou um aumento de 36% no volume de entregas em relação ao ano anterior. Na última semana do mês, que coincidiu com a Black Friday, houve um crescimento de 25% na demanda por entregas de itens menores, como roupas, eletrônicos e medicamentos, e de 42% na demanda por entregas de itens maiores, como dispositivos eletrônicos e móveis, em relação à semana anterior.
O estudo aponta, ainda, que a popularização dos serviços de delivery impulsionou o crescimento de pequenas e médias empresas no Brasil, que encontram nos aplicativos uma ferramenta essencial para alcançar mais clientes. De acordo com o mapeamento da inDrive, aproximadamente 10% das entregas realizadas atualmente são feitas em nome de pequenos negócios, incluindo lojas, mercados e fornecedores do setor varejista nacional. "O mapeamento evidencia o papel estratégico do serviço de entregas para os comércios locais. A expansão do delivery está transformando a forma como empresas de menor porte se conectam aos seus consumidores, oferecendo uma solução acessível, ágil e eficaz para aumentar o alcance e fortalecer a presença no mercado nacional," afirma Stefano Mazzaferro , Country Manager da inDrive no Brasil.
Os dados já possuem desdobramentos dentro da empresa. Com objetivo de proporcionar uma experiência completa na categoria de intermediação de serviços de entregas, a inDrive lançou recentemente uma plataforma web para intermediar múltiplos pedidos e entregas, conectando marketplaces, comércios e entregadores parceiros, já adotada por 40% dos usuários comerciais. A solução facilita o registro, o histórico de pedidos e a geração de relatórios, impactando diretamente pequenas empresas e empreendedores.
Tendência de expansão e diversificação no uso de apps de entrega
A pesquisa, que analisou 5 mil comentários de usuários brasileiros da categoria de intermediação de entregas da inDrive, também identificou algumas das preferências de consumidores e empresas. Entre os itens mais comuns enviados pela plataforma no Brasil estão roupas (26%), comidas prontas (23%), eletrônicos (7%), fast-food (5%) e remédios (3%). A variedade de produtos, que itens para pets e até flores, ilustra o perfil diversificado de consumidores do país e o amplo uso da plataforma para entregas tanto pessoais, quanto comerciais.
O uso de aplicativos de intermediação de entrega já atinge 89% dos brasileiros, conforme pesquisa da Kantar de 2022, com uma penetração que aumentou desde 2020, quando 80% dos respondentes utilizavam apps de delivery. Essa popularidade foi impulsionada, indiscutivelmente, pela pandemia da COVID-19, que consolidou o hábito de entregas, desde refeições até produtos especializados, como eletrônicos, roupas e itens de farmácia. E o serviço continua em franca aceleração, como mostra o estudo da inDrive.
Entre as tendências observadas na pesquisa, destaca-se também o crescimento de 20% ao ano nas entregas de produtos não alimentícios, como roupas e eletrônicos, especialmente itens de moda e acessórios, que representam uma parcela importante das entregas urbanas. De acordo com Mazzaferro, a versatilidade dos serviços oferecidos pela companhia, que permite o transporte de diversos tipos de itens, tem ajudado a expandir o mercado de delivery no Brasil para além do setor alimentício.
No segmento de comida preparada, por exemplo, o almoço lidera as entregas no país, representando 55% dos pedidos, uma preferência cultural que reflete a necessidade de praticidade dos brasileiros em uma das principais refeições do dia. No fast-food, a pizza é a mais pedida (70% das entregas), seguida de hambúrgueres, sanduíches e sushi. Já na categoria de eletrônicos, telefones (55%) e carregadores (18%) lideram os pedidos da inDrive no Brasil.
"Esses dados nos fornecem insights valiosos sobre o comportamento dos consumidores brasileiros no delivery e norteiam as ações da inDrive na categoria de entregas no país. Nosso objetivo é alinhar-nos cada vez mais às necessidades locais, como o aumento do delivery por aplicativos, e oferecer a melhor experiência para nossos usuários. Estamos comprometidos com inovação e segurança na intermediação das entregas, tanto para empresas quanto para consumidores finais", finaliza o executivo.
Sobre a inDrive
A inDrive é uma plataforma global de tecnologia para mobilidade e serviços, disponível em mais de 46 países e 779 cidades ao redor do globo, superando 200 milhões de downloads. Em 2023, foi o segundo aplicativo de mobilidade mais baixado no mundo. Além da categoria tradicional de mobilidade urbana (Ride Hailing), a inDrive Brasil, desde 2018 no país, também oferece, para pessoas físicas, o serviço Cidade a Cidade (transporte interurbano), Entregas e Fretes. Como solução para empresas, a inDrive possui a categoria inDrive Delivery, que opera como plataforma para gestão de logística no mercado nacional.
A companhia está sediada em Mountain View, Califórnia (EUA). Opera nos maiores centros regionais nas Américas, Ásia, Oriente Médio, África e países da CEI (Comunidade dos Estados Independentes). A marca apoia as comunidades locais por meio de seu modelo de pagamento pessoa a pessoa e programas de empoderamento da comunidade que ajudam a promover educação, esportes, artes e ciências, igualdade de gênero e outras iniciativas vitais.
Siga-nos em:
Facebook:
https://www.facebook.com/indrive.brasil
Instagram:
https://www.instagram.com/indrive.br/
X:
https://twitter.com/inDriveBrasil
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/2574629/inDrive.jpg
View original content to download multimedia: https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/aumento-de-30-nas-entregas-b2b-marca-expansao-do-mercado-de-delivery-no-brasil-em-2024-302324339.html
FONTE inDrive