China e América do Sul buscam reviver o espírito de Bandung em fóruns multilaterais: Acadêmico brasileiro
prnewswire.com
China e América do Sul buscam reviver o espírito de Bandung em fóruns multilaterais: Acadêmico brasileiro

GUANGZHOU, China , 24 de novembro de 2024 /PRNewswire/ -- Reportagem do GDToday: "O espírito de Bandung ainda está presente, trazendo bons valores, perspectivas positivas e cooperação Sul-Sul", disse o Dr. J. Renato Peneluppi Jr., professor de administração pública e políticas de transição energética na Universidade de Worcester, Reino Unido. Ele fez esse comentário durante uma entrevista ao GDToday em 17 de novembro no Rio de Janeiro , Brasil, ao discutir as cúpulas do BRICS, APEC e G20, todas realizadas no espaço de um mês.

Renato apontou a inauguração em 2023 da Ferrovia de Alta Velocidade Jacarta-Bandung pela China e pela Indonésia como um sinal claro da tentativa de reviver o Espírito de Bandung. "Nós aqui na América do Sul queremos fazer parte dessa mudança global", ressaltou.

A histórica Conferência Asiático-Africana, conhecida como Conferência de Bandung, aconteceu em Bandung, na Indonésia, em 18 de abril de 1955. Foi a primeira vez que os países do Sul Global se uniram contra o imperialismo e o colonialismo, defendendo a soberania e uma ordem global mais justa. A conferência introduziu o conceito do Espírito de Bandung, centrado em "solidariedade, amizade e cooperação", que inspirou o Movimento Não Alinhado e a cooperação entre os países do Sul Global.

Vivendo na China há 14 anos, Renato fez uma viagem especial ao Rio de Janeiro durante a cúpula do G20. "Quero aproximar os dois países para que possamos fortalecer o BRICS e outras iniciativas internacionais que estão transformando o mundo", afirmou.

Vídeo - https://mma.prnewswire.com/media/2565133/2024___________100M.mp4

Cision View original content: https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/china-e-america-do-sul-buscam-reviver-o-espirito-de-bandung-em-foruns-multilaterais-academico-brasileiro-302314854.html

FONTE GDToday

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!