Na contramão de outros segmentos, indústria farmacêutica segue crescendo em vendas

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Na contramão de outros segmentos, indústria farmacêutica segue crescendo em vendas
Foto: prnewswire.com
Na contramão de outros segmentos, indústria farmacêutica segue crescendo em vendas

Especialista da Linx comenta dados apresentados no Índice Stone Varejo de maio

SÃO PAULO , 20 de junho de 2023 /PRNewswire/ -- O segmento de artigos farmacêuticos foi o único que registrou, em maio, alta de 2,6% no volume de vendas, na comparação com o mesmo período de 2022. É o que aponta a 5ª edição do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo , que apresenta dados mensais de movimentação no setor. O estudo é uma iniciativa da Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros que é a principal parceira do empreendedor brasileiro, em parceria com o Instituto Propague.

De acordo com o levantamento do Índice Stone Varejo, esse foi o terceiro mês consecutivo que artigos farmacêuticos apresentam dados positivos.  "Um dos motivos que apontam para esse crescimento é a chegada de estações do ano (outono/inverno) que favorecem substancialmente a incidência de gripes, resfriados e doenças de origem alérgica e inclusive surtos de H1N1, que se fizeram presentes em quase todas as regiões do país", explica Luis Fischpan , diretor executivo da vertical de Farma da Linx , empresa do grupo StoneCo, líder no segmento de tecnologia para o varejo e que possui 13% do marketshare no mercado de farmácias no Brasil.

Os outros segmentos analisados pelo Índice de Atividade Econômica Stone Varejo não conseguiram alcançar resultados positivos, com a maior queda no setor de tecidos, vestuário e calçados (16,1%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (5,5%), móveis e eletrodomésticos (5,3%), livros, jornais, material de construção (4,9%) e revistas e papelarias (3,8%).

Samuel Carvalho, diretor da vertical de Mercado de Proximidade e Conveniência da Linx, comenta a queda no setor de supermercados e alimentos. "Uma das hipóteses para a redução na compra de produtos em supermercados é a mudança nos hábitos de consumo dos clientes. Há uma tendência de as pessoas realizarem cada vez mais o consumo de alimentos em mercados de bairro, minimercados e lojas de condomínio, por exemplo", justifica. Outro fator que o executivo destaca é o indício de redução da atividade econômica no Brasil, o que diminui o poder de compra das famílias, de modo geral.

Segmentos analisados

O Índice de Atividade Econômica Stone Varejo avalia sete segmentos:

1) Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos;

2) Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo;

2.1) Hipermercados e supermercados (é um sub-segmento do segmento 2);

3) Livros, jornais, revistas e papelaria;

4) Móveis e eletrodomésticos;

5) Tecidos, vestuários e calçados;

6) Material de Construção.

Acesse a versão completa do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo em link .

Sobre a Linx
Empresa da plataforma de software Stone Co., a Linx é especialista em tecnologia para o varejo e líder no mercado de software de gestão, com 45,6% de market share do mercado varejista, conforme atesta o IDC. Toda a expertise da Linx é focada em um varejo de — e para — pessoas, conectando o indivíduo à facilidade, inteligência e experiência desejada do mundo online ao offline.  

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FONTE Linx