Fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus cresce total de trabalhadores em 25%

Montadora ultrapassa os cinco mil colaboradores em seu complexo industrial, com mil contratações desde o início da pandemia

Fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus cresce total de trabalhadores em 25%
Foto: prnewswire.com
Fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus cresce total de trabalhadores em 25%

SAO PAULO , 9 de dezembro de 2021 /PRNewswire/ -- A Volkswagen Caminhões e Ônibus vai fechar o ano com cinco mil trabalhadores atuando em sua fábrica, juntamente com seus parceiros no Consórcio Modular. Desse total, mil profissionais foram contratados desde o início da pandemia, o que representa um crescimento de mais de 25% em seus quadros.

A fábrica da VW Caminhões e Ônibus volta a operar com um segundo turno completo de produção para fazer frente à demanda dos clientes em 2022. O objetivo é também garantir a sustentabilidade do ganho de participação de mercado que a empresa tem registrado nos últimos meses, chegando a responder a cerca de 30% dos emplacamentos de caminhões novos e aproximadamente 27% em ônibus no Brasil.

"Demos início à nossa operação em Resende há 25 anos com apenas cem colaboradores. Hoje superamos os cinco mil profissionais, que vão muito além da produção dos caminhões e ônibus Volkswagen em circulação em mais de 30 países ao redor do mundo. Construímos aqui nosso centro mundial de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, que é referência mundial. Abrigamos em nosso fábrica o maior polo de eletromobilidade da América Latina e continuamos expandindo nossos negócios", destaca Roberto Cortes , presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

A VWCO e as empresas do Consórcio Modular acabam de concluir a última onda de contratações de 2021. Ao longo do ano, 550 novas vagas foram preenchidas. As oportunidades, como explica Cortes, não se limitaram à produção. A montadora vai investir R$ 2 bilhões até 2025 e parte desses recursos já movimentam sua operação no exterior.

Internacionalização ganha força com VW e-Delivery

O VW e-Delivery, inédito caminhão 100% elétrico desenvolvido e produzido na América Latina, começa a sua fase de testes em outros países do continente. A partir do primeiro trimestre de 2022, a montadora inicia um programa em parceria com importadores para preparar sua chegada comercial ao redor da região. Todas as unidades são exportadas da fábrica de Resende, no Rio de Janeiro .

VWCO estreia na Ásia com montagem local

Na mira da Volkswagen Caminhões e Ônibus, não está apenas a ampliação de seu portfólio em mercados já ocupados pela marca. Pela primeira vez em sua história, a empresa venderá seus veículos na Ásia, tendo as Filipinas como sua porta de entrada, através da parceria com um importador local, a MACC que será responsável também pela montagem de ônibus VW no país. Os caminhões seguirão exportados a partir da fábrica do Brasil.

Ao todo, serão dez modelos ofertados ao mercado filipino, das famílias Delivery e Constellation para caminhões e Volksbus para ônibus, com configurações customizadas à aplicação nacional pela Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus, dentro do conceito sob medida. As primeiras 40 unidades já estão vendidas e contarão com oito pontos de atendimento ao redor do país.

Preparada para o futuro do mercado brasileiro

As novas tecnologias da VWCO vão muito além dos elétricos e da conectividade. Com as recentes contratações, a empresa também se prepara para atender à próxima norma de emissões a entrar em vigor no Brasil, o Proconve P-8. O primeiro veículo a inaugurar o portfólio da marca nessa legislação será o Delivery Express+, que se enquadra na categoria de comerciais leves para a qual a regra vale a partir do próximo mês de janeiro.

As vantagens, no entanto, vão além do enfoque ambiental: o veículo ganhou mais potência e uma calibração exclusiva em seu motor. Suas evoluções e melhorias técnicas podem resultar numa economia de até 5% em combustível, desenvolvidas pela Engenharia da montadora para produção do motor pela FPT.

"É nossa missão na Volkswagen Caminhões e Ônibus entregar sempre produtos cada vez mais eficientes, do ponto de vista ambiental e também financeiro. Nossos últimos lançamentos corroboram essa estratégia e agora damos mais um passo nessa direção. Seja nos modelos a diesel ou elétricos, em qualquer norma de emissão, vamos ter sempre a opção mais eficiente e com o melhor custo total de operação", ressalta Roberto Cortes , presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Um membro do GRUPO TRATON

Sobre a VW Caminhões e Ônibus

Fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN, a VW Caminhões e Ônibus é uma das maiores montadoras de caminhões e ônibus da América Latina. Desde 1981, quando iniciou suas operações, chegar ao topo do mercado, respeitando e satisfazendo as necessidades dos clientes, sempre foi o foco da montadora. E é exatamente isso que oferece a seus clientes: produtos sob medida e um excelente serviço de pós-vendas. A empresa também é referência em inovações tecnológicas. A empresa busca sempre soluções que reduzam o impacto ambiental e ajudem a preservar o meio ambiente. Há 40 anos, a fabricante mantém seu compromisso de desenvolver veículos que superem as exigências dos clientes – onde quer que eles rodem, seja pelas estradas brasileiras, latino-americanas ou africanas.

Sobre o GRUPO TRATON

A TRATON SE é subsidiária da Volkswagen AG e um dos principais fabricantes mundiais de veículos comerciais com as marcas MAN, Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus e RIO. Em 2020, as marcas do GRUPO TRATON venderam um total de cerca de 190.200 veículos. Seus produtos incluem veículos comerciais leves, caminhões e ônibus fabricados em 29 locais de produção e montagem em 17 países. A empresa tinha uma força de trabalho de cerca de 82.600 colaboradores em todo o mundo em suas marcas de veículos comerciais, em 31 de dezembro de 2020. O objetivo do grupo é transformar o sistema de transporte através de produtos, serviços e da parceria com seus clientes. 

Volkswagen Caminhões e Ônibus
Comunicação 
(11) 5582-5335 / (24) 3381-1063
comunicacao@volkswagen.com.br

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1706659/IMG_4363.jpg

FONTE Volkswagen Caminhões e Ônibus