Apesar da crise, empreendedorismo deve ter melhor patamar no Brasil em 20 anos

Análise da série histórica da Pesquisa GEM, realizada no Brasil com o apoio do Sebrae, aponta que, este ano, país deverá ter um quarto da população adulta envolvida com seu próprio negócio

A crise econômica ensejada pelo coronavírus não dá sinais de que vai passar tão cedo, mas nem tudo é notícia ruim. De acordo com a análise da série histórica da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o Brasil deve registrar em 2020 o melhor índice de empreendedorismo em 20 anos.

Foto: shutterstock
Empreendedorismo está em alta no Brasil

O País deve atingir o maior patamar de empreendedores iniciais desde 2000, com aproximadamente 25% da população adulta envolvida na abertura de um novo negócio ou com um negócio com até 3,5 anos de atividade. O feito é ainda mais chamativo por se verificar em um período de recessão. 

Neste ano, estima-se que a crise sem precedentes, causada pelo avanço da pandemia do novo coronavírus, deve impulsionar o número de pessoas que vão buscar o empreendedorismo como uma alternativa de renda.Em 2019, a GEM apontou que o país atingiu 23,3% de taxa de empreendedorismo inicial, considerada a maior marca até agora.