Astrólogos não previram surto de COVID-19, mas interesse por horóscopos dispara

Incertezas em relação ao futuro são os principais motores de um movimento que se espalha no mundo, especialmente nos EUA

Já virou até meme no Twitter. Os astrólogos erraram feio ao cravar que 2020 seria "um ano mais leve que 2019", entre outras previsões que, em meio a uma pandemia que não dá sinais de descanso, parecem cada vez mais ruidosas e distante. No rol de derrapadas está a badalada Susan Miller, maior autoridade em astrologia na mídia.

Foto: shutterstock
astrologia

Essa realidade, no entanto, não só não afetou a audiência das seções de horóscopo em sites mundo afora, como provocou um aumento exponencial na procura por eles. É o que revela o levantamento feito pela analista de tendências culturais Lucie Greene e reportado originalmente pelo The New York Times .

A Comscore, site que mede o tráfego de audiência na internet, confirma que houve aumento significativo em sites temáticos de astrologia ao longo das últimas semanas. Esse comportamento também pode ser observado pelo leitor do iG , já que a página de horóscopo figurou como a mais acessada do canal Pra Você em abril.

Para Steph Kaoyman, ex-jornalista que fundou o site The Daily Hunch , um site que oferece horóscopos personalizados, a astrologia pode ajudar a prover ferramentas para lidar com tanta incerteza, frustrações e medos diários ensejados pela pandemia. "A astrologia permite que as pessoas coloquem palavras naquilo que elas já estão sentindo e isso lhes provê algum tipo de conforto".

A especialista lembra, ainda, que "o horóscopo também representa uma forma de você se orientar pela história e tempo. 'Por que isso está acontecendo comigo? É um ciclo".

Instada por seus seguidores a comentar a pandemia que não previu, Susan Miller culpou Plutão. O pequeno planeta lida com imporantes questões financeiras e vírus. 

De toda forma, perguntas como "será que mercúrio está retrógrado?" nunca foram tão populares. A astrologia e os horóscopos estão em alta em um momento que o mundo parece estar em compasso de espera.