Cultura

Livros para quem começou o ano de 2022 numa pegada mais reflexiva

"Feliz Ano Velho"

O primeiro livro de Marcelo Rubens Paiva expressa a irreverência e a determinação da juventude, mesmo na adversidade, e a compreensão precoce "de que o futuro é uma quantidade infinita de incertezas".

Reprodução/Amazon

"Deixe o quarto como está"

Nas histórias de Deixe o quarto como está, a lógica cotidiana abre espaço para estranhos eventos e relações, que passam a impor suas próprias regras e configuram um novo mundo.

Reprodução/Amazon

"Bagagem"

O livro traz textos repletos de emoções que, para Adélia Prado, são inseparáveis da criação, ainda que nascidas, muitas vezes, do sofrimento.

Reprodução/Amazon

"Ética e pós-verdade"

Debruçar-se sobre a nossa realidade política, social e artística é um exercício que hoje requer a aproximação de um conceito que é discutido há pelo menos dois mil e quinhentos anos com outro recém-chegado ao léxico das grandes questões e que hoje praticamente define o contemporâneo.

Reprodução/Amazon

"Cinema e Psicanálise: História, Gênero e Sexualidade"

Neste volume, alguns momentos cruciais para a invenção de certo modelo de feminilidade no cinema, dependente do sistema de estrelas, cuja imagem fundamental talvez tenha sido Marilyn Monroe, que teve uma imensa relação biográfica com a psicanálise.

Reprodução/Amazon