Milagre dos Andes é foco de série do History sobre mistérios na América Latina

16 pessoas sobreviveram 72 dias em condições adversas após um desastre aéreo na cordilheira dos Andes. Um dos fatos mais extraordinários do século XX pode ser explicado?

Depois do imenso sucesso da versão americana, ancorada por William Shatner, “IneXplicável” ganha versão para a América Latina, apresentada pelo colombiano Jonh Leguizamo (“Moulin Rouge – Amor em Vermelho” e “John Wick – De Volta ao Jogo”), com focos em mistérios acontecidos no Brasil, Chile e demais países da região.

John Leguizamo apresenta a versão latino-americana de 'IneXplicável'
Foto: History Channel
John Leguizamo apresenta a versão latino-americana de 'IneXplicável'

No próximo sábado (12), um dos feitos mais inacreditáveis da história da humanidade será iluminado pelo programa. Intitulado “Predestinados a não Morrer”, o quarto episódio da série vai abordar o chamado Milagre dos Andes. Em outubro de 1972, um avião da força aérea uruguaia transportava a equipe de rúgbi daquele país para uma partida no Chile, mas o avião caiu na Cordilheira dos Andes. Parte das 45 pessoas morreu na hora. Outros morreram nos dias seguintes ao acidente por conta do frio extremo e dos ferimentos, mas 16 pessoas foram resgatas vivas em dezembro, 72 dias após o acidente.

O fato, claro, gerou repercussão e comoção mundial, sendo objeto de convulsão midiática, livros e filmes. O mais famoso filme chama-se “Vivos”, é estrelado por Ethan Hawke e foi lançado em 1993.

Os sobreviventes tiveram que aprender a derreter neve para produzir água, fazer precários abrigos com restos da aeronave. Um dos detalhes mais chocantes, embora vitais para a sobrevivência, foi o fato de na ausência de mantimentos, levar à decisão pelos sobreviventes de se alimentarem dos passageiros mortos.

A série se aprofunda sobre aqueles eventos com material de arquivo, entrevistas, recriações e testemunhos. É possível creditar esse extraordinário evento apenas ao instinto de sobrevivência? Esse é um dos dilemas que “IneXplicável” aborda.

Devotada aos pobres em toda a sua vida e beatificada seis anos depois de sua morte em 1997, Madre Tereza de Calcutá é o outro tema do episódio.


Os mistérios da América Latina

Ao longo dos oito episódios dessa primeira temporada da versão latino-americana de “IneXplicável” serão abordados mais de 30 casos misteriosos por meio de depoimentos de cientistas, historiadores, pesquisadores de fenômenos paranormais e especialistas das mais variadas áreas.

Onde assistir: History Channel

Quando: Sábado (12), às 22h10

Horário alternativo: Terça (15), às 21h20