Saiba como driblar a crise econômica e aproveitar mais o seu dinheiro

Em tempos de crise, é imprescindível saber aproveitar o seu dinheiro; confira como

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a economia do Brasil encolheu 4,1% em 2020, sendo a maior queda desde 1990, quando o número bateu 4,4% devido ao Plano Collor. Dessa vez, o motivo por trás de um número tão preocupante é a pandemia do coronavírus, que afetou diretamente o comércio e também o trabalho de milhões de brasileiros – somente a taxa de desemprego chegou a 13,5%, marco histórico para o País.

Como gastar melhor o meu dinheiro?
Foto: Felippe Percigo
Como gastar melhor o meu dinheiro?

Sem previsão de quando a economia poderá se reerguer, é importante ter cuidado redobrado com o próprio bolso e tirar maior proveito dele possível. Por isso, reunimos algumas dicas de como aproveitar melhor o seu dinheiro, confira:

Escolha um cartão que combine com os seus gastos

cartão de crédito pode ser um verdadeiro aliado na hora de aproveitar mais o seu dinheiro, mas, para isso, é importante escolher o melhor para o seu perfil. Aqui, o primeiro passo é entender como você gasta o seu dinheiro: você viaja muito ou usa muito o seu carro? Confira algumas dicas abaixo:

No momento não é possível viajar, mas se é algo que você gosta de fazer, pode tentar acumular pontos desde já no cartão para conseguir descontos em milhas no futuro. Aqui vale conferir cartões como o LATAM PASS Itaucard Visa Platinum, que oferece 2 pontos a cada dólar gasto para viajar com a LATAM e, ao gastar pelo menos R$ 4 mil por mês durante os primeiros três meses, é possível ganhar 8 mil pontos de bônus. No entanto, vale ficar atento a data de expiração dos pontos!

Já se combustível é uma dor de cabeça para você, vale conferir cartões que oferecem vantagens em postos de gasolina. Um exemplo é o Petrobras Banco do Brasil Visa: com anuidade gratuita, o cliente tem quatro vezes mais pontos no programa Petrobras Premmia, que podem virar desconto na fatura e aliviar bastante o seu bolso!

Cadastre-se em programas de benefícios

Há inúmeros programas de benefícios disponíveis no mercado. Um exemplo é o cashback, oferecido por empresas como Ame Digital, Méliuz e PicPay. Resumidamente, o cashback é um programa no qual ao realizar compras em determinadas condições (pode ser em alguma loja específica), o cliente recebe de volta uma porcentagem desse valor para utilizar depois.

Outra forma de programa de benefícios é a oferecida pelas empresas de cartão de crédito , como o Mastercard Surpreenda, Vai de Visa, Livelo, entre outros. Cada um conta com o seu próprio sistema de pontos, mas geralmente gastando um determinado valor, o cliente acumular pontos e pode trocá-los por benefícios. Esses benefícios variam muito: é possível conseguir descontos em seguros de viagem, em parcerias com lojas ou em outros serviços. No caso, é muito comum poder comprar produtos de lojas parceiras em promoções de dois por um.

Tem alguma loja ou serviço de que é fã? Procure saber se ele não oferece o próprio programa de benefícios, afinal, se você vai consumir de qualquer jeito o produto deles, melhor que ganhe algo em troca!

Procure cupons de desconto

Antes de ser finalizar uma compra, confira sites e serviços que oferecem cupons de desconto gratuitos. Infelizmente, sites de compras coletivas como Peixe Urbano e Groupon ou não existem mais ou não oferecem mais o mesmo serviço, mas isso não significa não há como fazer bons negócios!

Hoje, alguns negócios apostam em fazer parcerias para fornecer cupons de descontos para clientes. Uma das empresas mais conhecidas do ramo aqui no Brasil é a Cuponeria, que  disponibiliza até 60% de descontos em supermercados, lojas, restaurantes e mais. Além de ser um serviço gratuito, ele é muito simples de usar: basta copiar o código e colar na hora de finalizar a compra!

Vale lembrar que as próprias lojas podem enviar cupons de desconto por e-mail, então também não deixe de se cadastrar em newsletters e ficar de olho para alguma promoção.