7 dicas para montar uma sala de estar em um ambiente pequeno

Otimizar espaços com móveis e objetos decorativos versáteis é a chave para o sucesso

Montar a sala de estar de casa pode ser um desafio se o espaço é limitado e é preciso começar do zero. Atenção a algumas valiosas dicas podem tornar a tarefa mais fácil e menos custosa.

Foto: EasyDecor
As salas de estar costumam refletir o que os moradores gostariam de ser, por isso não há um único estilo de decoração
  • Anote as medidas

A primeira dica para acertar a mão em uma sala de estar pequena é já sair às compras munido de informações importantes como o tamanho das paredes, a medida máxima de um sofá para caber no cômodo, etc.

  • Não invente a pólvora

Assim como na moda, muitas vezes na decoração “menos é mais”. Dessa maneira, em uma sala pequena, buscar um ambiente que não seja muito carregado de informações assegura que ele se torne um local mais aconchegante e, ao mesmo tempo, funcional.

  • Eleja um estilo

É necessário definir qual estilo de decoração a sua sala terá. Há diversas opções como contemporâneo, retrô, minimalista, oriental, etc. É possível escolher móveis que fortaleçam uma decoração clean e despojada.

  • O sofá é o seu companheiro

Na maioria das salas, o sofá é o item principal. Por isso, é primordial saber escolher a peça certa para o seu ambiente. Ele precisa ser confortável, de proporções compatíveis com o espaço disponível e harmônico em relação às formas e aos outros elementos do cômodo. Não pode ser uma compra por impulso. Preferencialmente, o sofá deve ter tons neutros e claros.

  • Pense bem no tamanho da TV

É claro que atualmente todo mundo quer a maior TV possível, mas é preciso pensar bem na hora de comprar o seu aparelho. Além de fazer mal aos olhos ficar muito próximo da TV, existe a questão que uma TV grande em um cômodo pequeno fica esteticamente desproporcional. Idealmente, deve-se optar por um painel e não um rack, incorporando a TV à decoração.

  • Poltronas ou puffs

Vai depender muito do tamanho da sua sala e da disposição que se tem em mente, mas é bom que se adote um ou outro. Os puffs sendo opção para quem dispõe de menos espaço.

  • Evite fechar espaços de circulação

De todas as dicas de disposição de móveis e objetos em uma sala pequena, “circulação” é a palavra-chave. O bom aproveitamento de cada espaço amplia a funcionalidade do cômodo e aprimora a percepção de espaço livre.

* O iG pode ganhar comissão sobre as vendas originadas a partir deste artigo