Harry Potter, que cativou gerações, vira quarentão em meio a crise inédita

Personagem foi publicado pela 1ª vez apenas em 1997, mas na mitologia criada por J.K Rowling seu nascimento ocorre em 31 de julho de 1980

Publicado pela primeira vez em 1997, Harry Potter rapidamente se transformou em um fenômeno, redimensionado com o início da franquia no cinema em 2001. 

Foto: Reprodução
Daniel Radcliffe usou 160 pares de óculos nas filmagens dos oitos filmes e cerca de 70 varinhas diferentes

O personagem Harry Potter , no entanto, nasceu em 31 de julho de 1980. Ele é filho de filho de Tiago e Lilian Potter, dois bruxos ingleses. Assim concebeu J.K Rowling , que hoje responde pelos maiores dilemas envolvendo o bruxo.

Além da nova franquia cinematográfica "Animais Fantásticos", cujo controle criativo foi entregue a ela pelo estúdio, dividir os fãs, e render bem menos do que o esperado, a escritora tem se envolvido em reiteradas polêmicas por conta de seu posicionamento em relação a pessoas transsexuais.

A percepção de transfobia que paira sobre a autora fez com que até o intérprete de Harry Potter no cinema se posicionasse contra suas falas, o que só incendiou mais o universo potterhead já dividido. Afinal, emana de J.K Rowling tudo o que essa galera adora e consome.

Existe toda uam indústria que envolve livros , sandálias , legocoleções especiais de vinil e tantas outras coisas mais que suportam um império bilionário tanto para a autora, como para a Warner e as editoras que publicam tudo relacionado ao personagem.

O momento pode ser delicado, mas dificilmente Harry Potter , e mesmo J.K Rowling, serão cancelados - para usar a expressão que sintetiza um comportamento típico dos tempos modernos. O personagem ajudou a moldar gerações e está impregnado na cultura pop de uma maneira que apenas futuras gerações poderão dirimir.

* O iG pode ganhar comissão sobre vendas originadas a partir deste artigo